Contagem comemora 108 anos de emancipação na próxima sexta-feira (30), e a administração municipal preparou uma série de eventos para marcar a data. Além de shows musicais, apresentações artísticas e entrega de obras que vêm acontecendo ao longo desta semana, a Prefeitura de Contagem realizará no sábado (31), às 9h, a Parada da Independência. Trata-se um desfile cívico-militar em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil que ocorrerá na avenida João César de Oliveira, no perímetro entre a rua Pedro Lima da Fonseca e a avenida José Faria da Rocha.
O desfile contará com a presença de agentes de segurança pública em marcha, das bandas musicais da Guarda Civil de Contagem (GCC) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e, também, de integrantes do projeto “Mulheres da Paz”, lideranças sociais que participaram da edição do projeto em 2011 e que integram a edição deste ano, em um encontro inédito. Haverá, ainda, desfile de equipamentos e veículos ligados à segurança pública. Instituições como o Colégio Tiradentes, Escoteiros, Maçonaria, escolas municipais, Transcon e SAMU também estarão presentes.
A Parada da Independência é uma promoção da Secretaria Municipal de Defesa Social de Contagem que conta como parceiros a GCC, a PMMG e outras instituições ligadas à segurança pública, como o Exército Brasileiro (Batalhão Suez, Pelopes), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a Força Pré-militar e o Sistema Prisional.
O comandante da GCC, Levi Sampaio, afirma que a realização do evento ocorre em um contexto no qual as necessidades da segurança pública do município vêm gradativamente sendo atendidas. “Estamos em um excelente momento. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de MG, a criminalidade-violência tem caído nos últimos dois anos na cidade, o que coincide com o avanço da GCC com aquisições de equipamentos. Estar no desfile é também comemorar tais avanços e apresentar para a sociedade um modelo moderno, baseado nos princípios de Polícia Comunitária, ao se fazer segurança pública”, afirma o comandante Levi.
Encontro de Mulheres da Paz de 2011 e de 2019
O projeto “Mulheres da Paz”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social que tem o Ministério da Justiça (MJ) como parceiro, é uma iniciativa que busca formar multiplicadores de ações de construção e fortalecimento de redes sociais para a prevenção e enfrentamento às violências. Desde o mês de julho, 60 mulheres que residem em bairros da regional Petrolândia vêm passando por diversas qualificações propiciadas pelo projeto, para que atuem nas comunidades em que estão inseridas.
Essas 60 mulheres que participam do projeto neste ano foram convidadas a integrar o desfile cívico-militar do próximo sábado ao lado de mulheres que participaram da edição do ano de 2011. Naquele ano, cerca de 300 mulheres participaram do projeto. Quarenta delas foram localizadas e também foram chamadas a integrar a Parada da Independência. “Vai ser um encontro de Mulheres da Paz em prol do enfrentamento à violência e, também, uma oportunidade para que diferentes gerações de participantes do projeto possam trocar experiências e dividir expectativas e anseios”, adianta a superintendente de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social, Kátia Bordoni.
Comemoração segue ao longo do sábado
Ainda no sábado (31/8), Contagem recebe às 20h, na praça da Glória, no bairro Eldorado, o projeto Minas ao Luar, do Sesc Minas, com shows musicais de Serginho Marques e Luiz Peixoto, com tributo a Vander Lee e participação especial de Maurício Tizumba, e Thais Moreira & Jazzô. A entrada é gratuita.